quarta-feira, 6 de junho de 2012

Energia Solar

 

Painel solar
 


Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.

Instalar uma fonte de captação de energia solar em casa pode não ser uma opção tão distante como parece. Hoje existem várias empresas no mercado que ajudam os interessados a escolher a melhor maneira de substituir a energia elétrica pela solar de acordo com o consumo, as características arquitetônicas da casa, o número de pessoas e a localização da residência.
Segundo dados da ABRAVA, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, atualmente existem mais de 5 milhões de metros quadrados de painéis solares instalados no país, gerando 3689 megawatts.

Como acontece a transformação de energia solar em elétrica

Segundo Vania de Araújo Soares, coordenadora de energia do Ministério do Meio Ambiente, a obtenção de energia solar é direta e acontece quando a água fria entra no reservatório térmico e alimenta o coletor solar. Os coletores são superfícies metálicas feitas de alumínio ou cobre que são pintadas de preto-fosco ou recebem tratamento especial para melhorar a absorção de calor do sol.
Ao absorver este calor, os coletores se aquecem e, por sua vez, perdem calor para água fria que depois de aquecida, retorna para o reservatório térmico. A tubulação para abastecer os pontos de consumo fica ligada ao reservatório.

Distribuição diária média entre 1991-1993 da energia solar recebida pela Terra ao redor do Mundo. Veja no mapa:


Obs.: Os círculos pretos representam as áreas necessária para suprir toda a demanda de energia do planeta Terra.




Usina solarPS10, na Espanha
 


Imagens: Google
 

Um comentário:

  1. Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderExcluir