sexta-feira, 6 de julho de 2012

O objeto de estudo da Geografia


A Geografia é uma ciência, que tem como objeto de estudo o espaço produzido ou transformado pela sociedade humana, ou seja, o espaço geográfico, além do espaço criado pela própria natureza. Ela é concebida em vários países como o estudo apenas da superfície terrestre, da distribuição espacial e das relações recíprocas dos fenômenos físicos, biológicos e sociais que nela se manifestam. Veja alguns conceitos de espaço:

Exemplos de espaços:

1.Espaço sideral - compreendido como universo espaço onde se encontram as galáxias, o sistema solar.



Via Láctea



2-Espaço natural- entende-se como local, área que ainda não foi modificada pelo



  Planalto da Borborema



3-Espaço geográfico - são as paisagens construídas pelos homens, cidades, complexos industriais, e áreas de lazer.



Praia de Boa Viagem



Podemos notar através das discussões acima que o maior interesse da Gegrafia Contemporânia é explicar a concepçao do espaço elaborado pelo homem.


                O espaço geográfico com consequência da ação humana



O homem através de sua cultura vem transformando a natureza para que esta venha se adaptar a seu modo de vida, com isso vemos o espaço natural sendo todo transformado como conseqüência da constante intervenção humana na superfície terrestre.
Todas as mudanças no espaço geográfico com certeza irá mexer com o meio ambiente e não podemos esquecer que a biosfera é um ecossistema constituída de elementos que interagem entre si mantendo um equilíbrio na natureza e a partir do momento em que o homem intervém nesse ecossistema novos elementos são introduzidos muitos estranhos a natureza de uma determinada localidade, provocando um desequilíbrio aquele meio.




Tsunami no Japão em 2011


O espaço geográfico como relação de poder




O espaço geográfico sendo modificado pelo homem ao longo da história contém um passado histórico que e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).
Em 1970 surge uma concepção de espaço atrelada à geografia crítica, que tem com base os pensamentos marxistas e para a qual o espaço é definido como o locus da reprodução das relações sociais de produção e poder. Nesta concepção espaço e sociedade estão intimamente ligados. Analise o mapa abaixo  e descubra a quem pertence o poder de riqueza no mundo!


 


Fonte: Google
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário