PROJETO: Um Olhar diferente sobre a margem do Rio São Francisco
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista, alguns focos de
poluição detectados através de uma aula passeio, os alunos do ENM 1º anos A, B,
C e D do colégio EREM Jacob Antônio de Oliveira sob a orientação da professora
de Geografia, Maria de Fátima Barbosa pensaram um projeto que viesse a
amenizar ou frear o descaso com a nossa
maior fonte de riqueza o Rio São Francisco. O Rio banha grande parte de nosso município e por
isso maior causa da nossa sobrevivência. Dizemos isso porque como todos sabem
nossa Orocó esta encravada no sertão semi-ardido e que alguns anos vem sendo castigado
pela seca chegando a ponto de desertificar.
OBJETIVO GERAL
Analisar a relação da população orocoense com o Rio São Francisco.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar pontos de poluição próximo as margens do Rio.
- Discutir estratégias de limpeza e recuperação da área ribeirinha.
- Elaborar campanha de incentivo a não poluição e preservação do Rio São Francisco
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
21 a 25/10/2013- visita a saída de esgoto da cidade(lagoa de estabilização desativada) e ao porto comercial da cidade.
29/10/2013 -Análise do material coletado (fotos e vídeos), levantamento dos problemas ambientais e elaboração de estratégias para recuperação do Rio.
03/11/2013- Busca de parceria para promover as estratégias definidas em prol da recuperação do Rio.
08/11/2013- Execuções das atividades: limpeza do rio e distribuição de panfletos a população mais próxima do rio e ao canoeiros.
06/12/2014- Replantio da mata ciliar.
07/02/2014-Busca junto as comunidades competentes soluções para reativa a lagoa de estabilização da cidade.
OBS.: O projeto está sendo desenvolvido na Escola de Referência Jacob Antônio de Oliveira- Orocó-PE e conta com o apoio do comércio local, coordenação da juventude, Grêmio estudantil e dos demais funcionários da escola.
RESPONSÁVEL: PROF. DE GEOGRAFIA: Maria de Fátima Barbosa
Confira as evidências das ações:
1ª ação
1º C ENS. MÉDIO INTEGRAL
3ª ação 1ºD ENS. MÉDIO INTEGRAL
4ª ação
1º anos integral A, B, C e D
A influência do índio na formação da sociedade brasileira
TEMA: A história de lutas por identidade étnica e os costumes do povo Truká.
Justificativa:
De fato, o dia 19 de abril não serve apenas para celebrarmos a contribuição ancestral dos índios na formação da sociedade brasileira ou a necessidade de conservarmos a cultura indígena. Devemos primordialmente salientar a urgente demanda de se enxergar o índio como um cidadão que tem o direito de determinar o seu próprio destino. Não cabe à sociedade capitalista ou aos governos orientar as escolhas desse povo que há tanto tempo aqui se estabeleceu.
Objetivo geral
O tema em destaque “A história de lutas por identidade étnica e os costumes do povo Truka” visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica e ética no corpo discente ,em relação a presença do índio na formação da cultura brasileira e que por isso, é digno dos direitos sociais como qualquer outro cidadão civil.
Objetivos específicos
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Pesquisas em sites, livros e na secretaria de assuntos indígenas a influência do índio na formação da sociedade brasileira.
- Produção de vídeo, slides ou textos poéticos com os dados da pesquisa;.
- Palestra com o secretario de assuntos indígenas do município sobre a história de luta e os costumes do povo Truka.
- Ensaio do Toré com a mistura de alunos índios e não índios;
- Pesquisa e aquisição das produção artesanais da povo Truká;
Culminância
O projeto foi vivênciado na Escola de Referência Em Ensino Médio Jacob Antônio de Oliveira- Orocó-Pernamduco entre os dias 15 a 19 de abril de 2012.
Palestra com o secretário de assuntos indígenas sobre a
história de luta por identidade étnica dos índios Trukas.
Reflexões sobre o cotidiano da mulher indígena
Palestra com aluno Danielsom José, pesquisador do patrimônio indígena do nosso
município.
Toré
O toré é uma manifestação cultural indígena de agradecimento pelas colheitas,
nascimentos ou datas importantes que precisam ser relembradas na aldeia. Essas
manifestações ocorrem sempre as terças e sábados e é presidida pelo cacique,
autoridade máxima da aldeia.
Indios Trukas e alunos dos 1º A, B, C e D dançam toré.
Responsável pelo projeto
Professora
Maria de Fátima Barbosa
Projeto: Vivendo uma cultura de Paz na Escola
Esse trabalho foi realizado na Escola Jacob Antônio de Oliveira em Orocó-PE durante o mês de novembro de 2011.
PROJETO: A DINÂMICA DO ESPAÇO OROCOENSE
Objetivo Geral
Compreender os processos sociais que determinaram a dinâmica atual do município de Orocó.
Ações
Pesquisar:
- o processo de formação da cidade;
- a interação entre a população e o meio ambiente;
- as relações socioeconômicas regionais, nacionais e internacionais;
- as festividades mais importantes;
RESULTADO DA SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO:
TURMA: 1ºNM
I SEMINÁRIO:
Origem e evolução do Espaço OrocoenseI SEMINÁRIO: O origem e evolução do espaço orocoense
Origem da cidade
O nome orocó vem de um dialeto indígena que significa: entre montanhas. O povoado começou com a evangelização católica no século XVII. Por volta de 1672 chegava a nossas terras, Frei Martim de Namtir, de nacionalidade francesa. O mesmo construiu duas missões jesuítas: a missão de São Felix, na ilha do Cavalo e a de São Francisco na Ilha do Aracapá. Esssas missões situavam-se entre as alldeias Cariris e Orós.
Em 1888, chegava as margens do São Francisco uma das primeiras famílias a dar origem a cidade de Orocó, a Família Mendes. Esse clã era liderado por Izabel Mendes que era carinhosamente apelidada de Izabel Duó. Ela por ser a matriarca da comunidade foi a primeira rezadeira da Novena de São Sebastião, santo que hoje, é o padroeiro da cidade. Veja a continuidade da pesquisar num vídeo:
II SEMINÁRIO:
A interação entre a população e o meio- ambiente
A poluição ambiental é um dos problemas mais discutidos
Na atualidade, porém, percebe-se que essa discussão ainda não surtiu efeito.
Não seria necessário, os governos reforçarem as campanhas de conscientização, endurecer as leis que pune os crimes ambientais e investir pesadamente no processo de recicla.
III SEMINÁRIO:
As relações socioeconômicas do Espaço orocoense
IV SEMINÁRIO:
As festividades de maior expressão.
O município realiza duas festas de maior porte no ano, a exposição de caprinos e ouvinos(festa do bode) no mês de maio e a de São Sebastião entre os dias 11e 19 de janeiro.
Orientação: Professora Maria de Fátima Barbosa
Continue vendo as produções discente no link abaixo:
http://escolajacob.blogspot.com.br/p/producoes-discentes.html
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