terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO

Em busca de domínio terrestre e expansão das rotas comerciais ao longo do Mar Mediterrâneo, muitos povos da antiguidade como os gregos, por volta do século V a. C. organizaram conhecimentos sobre o planeta Terra que ficou conhecido como geografia. Esses povos deixaram diversos escritos relatando suas experiências e vivências geográficas. Também foram encontrados registros de geodésia, classificação de tipos de climas, descrição de lugares e países, estações do ano e regime dos rios.
Mais tarde, os romanos aperfeiçoaram os conhecimentos dos gregos de modo prático. A partir do século VII impulsionados por objetivos militares a Geografia desenvolveu-se no mundo árabe ligada a outros ramos como Astronomia, Matemática e Geometria.
Durante a Idade Média, os conhecimentos geográficos ficaram a cargo da Igreja Católica que não deu importância ao movimento de expansão da pesquisa geográfica. Por outro lado, os povos islâmicos (mulçumanos) expandiram os horizontes geográficos dominando parte da Ásia, África e Europa.
Por volta do século XI as cidades européias voltaram a crescer e retomar o comércio antes restrito aos feudos. Nesse período de tempo as cruzadas religiosas, exploraram todo continente Asiático. Anos mais tarde, o aperfeiçoamento de embarcações e instrumentos de navegações como a bússola, o astrolábio e os mapas favoreceram a exploração de mares e terras desconhecidas.No início do século XIX quase todas as regiões do mundo já haviam sidos descobertas o que permitiam uma avaliação global do mundo.

     

A GEOGRAFIA VIRA CIÊNCIA
  
Apesar da grande expansão a Geografia só se torna ciência a partir de 1769 na Alemanha quando os cientistas Von Humboldt (1769-1859) e Carl Ritter (1779-1859) deram a ela um método de análise procurando estabelecer  a relação entre os fenômenos ocorridos em diversas partes do planeta e desses com a ação humana, passando assim, a sistematizar o conhecimento geográfico. Surge a partir desse processo a Geografia moderna.



Alexandre Van Humboldt
Carl Ritter 



Contribuições de Humboldt e Carl Ritter à ciência:

  • Alexandre Von Humboldt
Os textos sul-americanos de Humboldt compreendem trinta volumes publicados em trinta anos. Compõem-se de livros científicos, atlas, tratados de geografia e economia sobre Cuba e o México, uma narrativa de suas viagens e um Examen critique de l'histoire de la géographie du Nouveau Continent (Exame crítico da história e da geografia do novo continente). Humboldt escreveu seus textos científicos em colaboração com outros cientistas. Dedicou o volume consagrado à geologia a seu amigo Goethe. Em seu Kosmos, cujo objetivo era de comunicar a excitação intelectual e a necessidade prática da pesquisa científica, ele descreve em cinco volumes todos os conhecimentos da época sobre os fenômenos terrestres e celestes. Ele lançou as bases da geografia física e da geofísica, notadamente da sismologia. Ele demonstra que não pode haver conhecimento sem experimentação verificável.

  • Carl Ritter
Carl Ritter assumiu a cátedra de história da Universidade de Berlim (1820), na qual se manteve até o fim da vida. Professor na Universidade de Berlim, publicou seu primeiro trabalho sobre geografia, uma série de seis mapas sobre a Europa, talvez o primeiro atlas físico da história (1806), que seria atualizado (1811). Iniciou sua obra mais importante e extensa foi Die erdkund im verhältnis zur natur und sur geschichte des menschen (1817), de valiosos ensinamentos, planejada para abordar a geografia de todo o planeta, porém o autor morreu quando completou o 19° volume, em Berlim. Foi o fundador da Sociedade Geográfica de Berlim e considerava-se um discípulo e continuador do geógrafo Alexander Von Humboldt. Foi um pioneiro da geografia moderna e do seu ensino nas universidades, concebendo a geografia como ciência empírica e sustentando que sua metodologia deveria basear-se na observação direta, ao invés de partir de hipóteses teóricas.


Fontes: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário