terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A HIDROSFERA

                         
Definição

A Hidrosfera compreende todas as águas do planeta Terra. Podendo encontrar-se em três estados: líquido (oceanos, rios, lagos e subsolo), sólido (calotas polares) e gasoso na Atmosfera;

Origem

No início a Terra era uma esfera incandescente que não permitia qualquer forma de vida, no entanto, ela foi se resfriando lentamente e formou-se uma camada rochosa em sua superfície denominada Litosfera ou Crosta Terrestre.
Durante o resfriamento do Planeta, desprendeu-se de seu interior grande quantidade de gases como o Hélio, o Hidrogênio e o vapor d água. Os gases deram origem a Atmosfera e o vapor d`água formou nuvens carregadas de umidade, que mais tarde, degenerou-se, provocando chuvas torrenciais durante muito tempo, sobre a Crosta Terrestre.
A grande quantidade de água que caiu das chuvas alojou-se nas depressões ( partes mais baixas), dando origem aos oceanos e ainda infiltrando-se no subsolo formando os lençóis freáticos e as nascentes dos rios.

Estatísticas das águas do Planeta


De toda á água que existe no Planeta Terra, cerca de 97,5% é salgada, ou seja, se encontra nos oceanos e só pode ser aproveitada para o consumo humano se passar por um processo de dessalinização;
As águas doces representam cerca de 2% do total e estão armazenadas nas calotas polares;
Os lagos de água doce e rios de onde provem à água para o consumo humano compreendem apenas 0,3% das águas do Globo Terrestre.

Os oceanos

Cerca de 70% da superfície Terrestre é coberta por água, sendo que 97,5%, estão nos oceanos. E, essas águas são distribuídas em cinco oceanos: Oceano Pacífico, Atlântico, Indico e Glacial Ártico e Glacial Antártico.
.


       
 

Veja no vídeo que segue as formas de poluição das águas da Hidrosfera:


        


Fonte: Youtube
          Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário