quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A GUERRA FRIA (Capitalismo X Socialismo)




A guerra Fria foi uma disputa pelo poder mundial entre os Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) após a segunda Guerra Mundial. Foi uma disputa de poder sem ataques militares, havendo apenas a preparação do acernal bélico.
A União soviética possuía um sistema político baseado num partido único (comunista), economia planificada (o governo estabelecia metas e planos), igualdade social e falta de democracia, ou seja, liberdade de expressão (Socialismo).
Os Estados Unidos, a outra potência mundial, possuía um sistema de governo centrado na propriedade privada e na democracia (liberdade de expressão) capitalista.
Entre 1940 a 1989, essas duas potências, tentando implantar em outros países seus sistemas políticos e econômicos  terminaram entrando em choque. E, estando bem armados com centenas de mísseises nucleares, um conflito entre eles resultaria no fim das duas potências ou até  mesmo da vida no Planeta Terra.


A PAZ ARMADA



The image “http://notasaocafe.files.wordpress.com/2008/03/pismestrovic_03032008_1.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.


 
 A Paz Armada foi o período em que a duas potências(EUA X URSS) se envolveram numa corrida armamentista espalhando exércitos e armas nos seus territórios e em países aliados. Enquanto houve um equilíbrio bélico entre as duas potências a paz estaria garantida, por que ambos não sabia o poder de fogo do outro portanto, evitava o ataque.
Nessa época formou-se dois blocos econômicos e militar no mundo- o mundo bipolar onde cada um era comandado pelas potências da Guerra Fria. Os Estados Unidos Liderou forte política de combate ao Comunismo (Socialismo) no mundo inteiro. Para isso, fez uso da mídia internacional e do serviço secreto a CIA. A União Soviética também reprimiu bastante as práticas capitalistas chegando a construir o Muro de Berlim na tentativa de  impedir a entrada dos capitalistas no seu reduto socialista.


O MURO DE BERLIM OU CORTINA DE FERRO



Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas zonas de ocupação entre os países vencedores: a República Democrática Alemã com capital em Berlim ficou sendo zona de influência soviética e portanto socialista, enquanto que a outra parte conhecida como República Federal da Alemanha com capital em Bonn ficou sendo domínio do poder capitalista. No final da década de 1940 é levantado um muro fortíssimo coberto por arame eletrocutado e com diversas torres de vigia para evitar a fuga das pessoas do lado socialista para o capitalista.


Imagens: Google
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário