sábado, 31 de dezembro de 2011

AS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO BRASIL

Para melhor administrar o território brasileiro, foi necessário dividi-lo em cinco regiões. Para fazer essa divisão utilizou-se o seguinte critério: verificaram-se as diferenças nos elementos naturais, ou seja, a área verde passou a pertencer a um único complexo regional enquanto que a seca a outro.

VEJA AS CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES BRASILEIRAS:

  • REGIÃO NORDESTE
ESTADOS: Pernambuco, paraíba , Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas e Maranhão.

AREA: 1.554..257 km2

POPULAÇÃO: 52.305.000 habitantes. (2007)
No imaginário popular, o nordeste é o lugar da seca, da terra inóspita e da miséria. Data o escritor Euclides da Cunha no livro “Os Sertões”.
Marcado por diferentes características físicas o Nordeste é subdividido em quatro sub-regiões: Meio Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata (Litoral)

  1. Zona da Mata




Estende-se do Rio Grande do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, sendo uma faixa litorânea (a beira mar) com cerca de 200 quilômetros de largura. Abriga a maior parte das capitais do Nordeste sendo a área mais populosa, por ter sido ocupado primeiro pelos portugueses. É também mais desenvolvida por possuir grandes portos e aeroportos internacionais e abrigar a maior parte das indústrias da região Nordeste. Porém, apresenta o maior índice de desigualdade social (favelados, violência, subemprego...) devido ao grande número de população e descaso dos governantes.
Quanto aos elementos naturais, essa parte do espaço nordestino situa-se sob planícies e planaltos (em forma de tabuleiros), possui clima quente e chuvoso, solos de massapé (muito fértil) apropriado para o plantio de cana de açúcar e o resto que sobrou da mata atlântica ou seja, após ser destruída pelos colonizadores e para plantar e construir a cidades.

2.Agreste

É uma faixa de terra muito estreita localizada entre a Zona da Mata (litoral) e o Sertão. Estando totalmente situado sobre um planalto, o da Borborema. Possui clima temperado (nem muito quente e um pouco chuvoso). Nela se destaca as cidades de Feira de Santana (BA), Campina Grande (PB) e Caruaru no Pernambuco.

3.Sertão

O sertão compreende o estado do Ceará e partes dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. É uma das áreas de ocupação mais recente por está mais longe do litoral (Oceano Atlântico).
Em grande parte dessa sub-região a seca predomina e por isso a produção econômica é a agricultura de subsistência (plantar apenas para comer) e a pecuária extensiva (criação de gado a solta). Para amenizar os efeitos da falta de chuva a SUDENE e o DNOCS cria e excuta vários projetos nessa área. Contudo, no Vale do Rio São Francisco especificamente em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) pratica-se a agricultura irrigada com destaque na produção de frutas tropicais (uva, manga, melão e melancia) para exportação.
Quanto aos aspectos exclusivamente naturais o sertão possui um clima quente e extras-seco (semiárido) o que explica a existência da seca citada no parágrafo anterior, a predominância da caatinga dos solos rachados e dos rios temporários. Aqui índices de pobreza, mortalidade infantil, analfabetismo são maiores do que nas outras sub-regiões do Nordeste.

4.Meio Norte

Situa-se entre a divisa do estado do Amazonas e o Sertão. Também apresenta clima tropical úmido (um pouco chuvoso) devido à proximidade com a Floresta Amazônica e o clima quente e seco do Sertão. Ela compreende apenas o estado do Maranhão e parte do Ceará. A vegetação é formada pela mata cocais o cerrado e a caatinga.

  • REGIÃO NORTE
AREA: 3.869.637,9 km²

POPULAÇÃO: 15.865.678 (2010)
ESTADOS: Amazonas, Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

Maior parte dessa região é coberta pela Floresta Amazônica, principalmente nos estados do extremo norte. Vive sob suspeita de exploração de madeira e vegetais por parte das empresas e pela ocupação desordenada do espaço. Área de grande vazio demográfico, ou seja, com pouco habitantes devido a preservação da floresta. Também é considerado o maior reduto indígena do país e ainda há a maior extração de minério de ferro no estado do Pará.

  • REGIÃO SUDESTE
AREA: 924.573,82 km2
POPULAÇAO: 77.873.120 habitantes.
ESTADOS: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo.

O Sudeste foi à região produtora de café no período colonial, ou seja, no início da formação do território brasileiro. Essa produção vendida para o exterior gerou muito dinheiro que foi investido na compra de máquinas industrial. Por isso, São Paulo é o estado mais desenvolvido dessa região.
A Região Sudeste Possui o maior parque industrial da América Latina, com especialidade em todo tipo de produção desde os bens de consumo não duráveis (alimentos, roupas...) até bens duráveis (máquinas, carros etc.). Também no Sudeste se encontram as maiores instituições de ensino (faculdades) e as grandes as empresas de telecomunicação do país como Rede Globo, SBT, Bandeirantes etc. Aí também se encontram as maiores cidades do país com Rio de Janeiro e São Paulo que embora desenvolvido apresente grandes problemas sociais como moradia precária, violência e falta de emprego fixo.

  • REGIÃO CENTRO-OESTE
AREA:18% do território brasileiro
POPULAÇÃO: 14.058.094 habitantes
ESTADOS: Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul

Somados os três Estados e o Distrito Federal, o Centro-Oeste brasileiro é composto por 466 municípios. É uma região pouco povoada, apresenta densidade demográfica de aproximadamente 8,7 habitantes por Km2. A maioria reside em áreas urbanas 88,8%, apenas 11,2% moram na zona rural.

O relevo do Centro-Oeste caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, fato esse que desencadeou os chapadões na Região. O clima é tropical semiúmido, o cerrado é a vegetação predominante.
As principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária, há também uma forte presença de indústrias.
As manifestações culturais de maior destaque no Centro-Oeste são: Fogaréu na Cidade de Goiás, Cavalhada na cidade de Pirenópolis, ambos no Estado de Goiás; Cururu, dança folclórica dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O turismo no Centro-Oeste é baseado nas belezas naturais da região. Destaca-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito, Pirenópolis, Cidade de Goiás, além do Distrito Federal.
  • REGIÃO SUL
AREA: 575316 km2(6,76% do território brasileiro)
POPULAÇÃO: 27.327.000
ESTADOS: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A Região Sul é destaque positivo praticamente em todos os seguimentos econômicos, no setor industrial não é diferente. Ocupa, atualmente, o segundo lugar do percentual nacional nesse setor da economia, o volume comercial corresponde a 21% do total nacional, dessa forma é superado somente pela Região Sudeste. Na região estão inseridos diferentes tipos de indústrias, no entanto, as atividades que As indústrias da Região Sul estão regularmente distribuídas ao longo do território, elas são encontradas em pequenos centros urbanos e médios, no entanto, naturalmente as áreas que concentram a maior parcela das indústrias estão nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba e nordeste de Santa Catarina, na qual se encontra Joinville, Blumenau, Brusque, além dos parques industriais nas cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, no Paraná, já no Rio Grande do Sul as principais cidades são Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas. mais predominam é a produção têxtil e alimentícia, essas utilizam como matéria-prima a produção agropecuária desenvolvida na região.

Um dos importantes fatores para o desenvolvimento industrial na Região Sul é o potencial energético, devido às usinas hidrelétricas instaladas na região, o relevo de planalto facilitou a construção das mesmas, dessa forma a abundância de energia elétrica facilita o abastecimento do setor produtivo industrial.






















Fonte: Lígia Terra , Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil;


           Demétrio Magnoli e Regina Araujo: A Construção do Mundo: Geografia Geral e do Brasil.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário